Breve Histórico da Educação na Assembléia de Deus em Joinville

A Igreja cristã evangélica, enquanto instituição religiosa e civil, possui como responsabilidade participar ativamente da construção humana no mundo, seja em sua individualidade ou coletividade. Um dos meios adequados à Igreja para cumprir com este compromisso é a educação. A Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Joinville têm realizado sua missão educadora, principalmente, através do Colégio Evangélico Pr. Manoel Germano de Miranda e da Faculdade Refidim, que oferece cursos livres em Teologia para a capacitação de liderança para a denominação e outros interessados e tem seu curso superior em Teologia autorizado pelo MEC desde 2011, inciando a primeira turma em fevereiro de 2012.


A preocupação da Assembléia de Deus em Joinville com educação formal se inicia aproximadamente em 1960 com a implantação da escola primária “Florianópolis” no Itaum, por iniciativa do Pr Antonieto Grangeiro. Tornando-se portanto “vanguarda nacional” na preocupação com educação, como a primeira iniciativa desta igreja no Brasil.


O Colégio Evangélico Pr. Manoel Germano de Miranda (nome dado em memória do primeiro pastor da AD em Joinville) já possui tradição na cidade com suas mais de três décadas de existência. Ele foi fundado no ano de 1981 iniciando suas atividades com o Jardim de Infância “Cantinho da Paz”. Estiveram à frente deste empreendimento o pastor Satyro Loureiro (in memorian), presidente da Assembléia de Deus (AD) em Joinville e o senhor Adelor Francisco Vieira, superintendente da SASEDEP (Sociedade de Assistência Social e Educacional “Deus Proverá”). O projeto surgiu da compreensão de que o ensino formal é responsabilidade também da Igreja, como entidade social, visando à formação de cidadãos éticos e comprometidos com a transformação da realidade social. Em 1987 deu-se início à implantação das Séries Iniciais (1ª. a 4ª. Série) do Ensino Fundamental. À princípio, funcionaram nas dependências das classes de Escola Dominical da Igreja Assembléia de Deus, no bairro Nova Brasília, tendo como diretor o senhor Adelor Francisco Vieira, substituído posteriormente pela professora Rosvita Vieira.


Em 1976 iniciou-se o programa de educação teológica com a criação do Instituto Bíblico Beréia, sob a liderança do senhor Edino Fialho Fonseca e a presidência do pastor Liosés Domiciano na AD em Joinville. Em 1988, sob a direção da professora Ady Lopes dos Santos e a presidência do pastor Satyro Loureiro, passou a chamar-se IBADEJ – Instituto Bíblico da Assembléia de Deus em Joinville, sendo a única escola teológica reconhecida pela CGADB – Convenção Geral das Assembléias de Deus em 1993 no estado de Santa Catarina.


Em 02 de setembro de 1994 sob a presidência do pastor José João Vieira na AD em Joinville e do senhor Joel Montanha no Departamento de Missões, criou-se a EMICS – Escola Missionária por Correspondência Siloé, em atendimento à solicitação de missionários da região por um curso Básico em Teologia à distância para capacitação missionária e pastoral.


Nesta mesma época o Colégio Evangélico fora transferido para um prédio próprio e iniciou a implantação das demais séries do ensino fundamental – 5ª a 8ª Série – em atendimento às expectativas de pais e da comunidade.

A EMICS foi reconhecida pelo Colegiado de Educação e Cultura (CEC) da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil em 15 de maio de 1996, dando a ela um status nacional de escola de formação ministerial. Estendeu-se, então, desde 1997, o curso Básico em Teologia para outros obreiros além dos missionários. A EMICS foi transformada em EPOS – Escola Preparatória de Obreiros Siloé, que passou a funcionar como um departamento da Secretaria de Missões da AD em Joinville, oferecendo curso Básico em Teologia por correspondência em núcleos distribuídos em várias regiões de Santa Catarina.

Em relação de continuidade a este projeto, em 1999 criou-se a Escola Teológica Refidim, sob a direção executiva do Pastor Joel Montanha, para o oferecimento de cursos livres de Teologia. A criação desta escola se deu com a fusão da EPOS, que funcionava com o curso Básico em Teologia à distância e do IBADEJ – Instituto Bíblico das Assembléias Deus em Joinville, que oferecia o ensino teológico regular e presencial, com cursos Básico (um ano) e Médio em Teologia (dois anos). A fusão das escolas foi aprovada pelo CEC – Conselho de Educação e Cultura da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, sob registro no. RGe/CEC0023/89, no dia 13 de janeiro de 1999. No dia 06 de janeiro de 1999 procedeu-se o reconhecimento denominacional da Escola Teológica Refidim pela Convenção das Igrejas Evangélicas Assembléia de Deus em Santa Catarina e Sudoeste do Paraná, através da Ata nº 789, 7ª sessão, da 51ª Convenção Ordinária.

 

No ano de 2001 a Escola Teológica Refidim passou a funcionar no prédio cedido pela SASEDEP – Sociedade Assistencial e Educacional Deus Proverá, mantenedora do Colégio Evangélico. Em 2002 ela ampliou suas atividades acadêmicas com a criação dos cursos Médio em Teologia com núcleos em várias igrejas do estado de Santa Catarina e do Brasil e o curso Avançado em Teologia, na modalidade modular, destinado aos pastores e dirigentes de igreja, funcionando com turmas em Joinville.

 

Em 2005, o Prof. Claiton Ivan Pommerening assumiu a direção administrativa da escola de Escola Teológica Refidim, enquanto o pastor Joel Montanha assumiu a direção dos Cursos de Extensão.

 

Nesta mesma época a Escola Teológica Refidim iniciou seus projetos de credenciamento e reconhecimento junto ao MEC, com a intenção de que, em conjunto com o Colégio Evangélico Pr. Manoel Germano de Miranda pudesse dar início à criação de um centro integrado de educação e cultura, que contemplasse desde a Educação Infantil ao Ensino Superior. Como primeiras medidas para a consecução de tais objetivos empreendeu-se a ampliação das instalações do prédio do Colégio Evangélico.

 

Em 06 de abril de 2006, houve a unificação da Escola Teológica Refidim e do Colégio Evangélico que passaram então a funcionar nas instalações do novo prédio. Em 23 de outubro de 2007 realizou-se a fusão estatutária do Colégio Evangélico com a Escola Teológica Refidim, dando origem ao CEEDUC – Centro Evangélico de Educação e Cultura, que se propõe a atuar da educação infantil ao ensino superior, possuindo como mantenedora a SASEDEP.

 

A direção geral desta nova instituição ficou sob a responsabilidade do Prof. Claiton Ivan Pommerening, e do corpo-auxiliar técnico-administrativo constituído pelos professores: Edna Márcia de Medeiros Felício, na coordenação pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental; Reginaldo Leandro Plácido na coordenação pedagógica do Ensino Superior e Olívio Maurino Mafra na coordenação do curso Básico em Teologia em regime de extensão.

 

No ano de 2008 a SASEDEP iniciou processo junto ao MEC para credenciamento da Faculdade Refidim e autorização do seu primeiro curso: Teologia. O processo tramitou normalmente e em 2011 a Faculdade Refidim obteve seu credenciamento através da Portaria MEC 659 de 25 de maio; e a autorização do curso de Bacharel em Teologia através da Portaria MEC 37 de 1 de junho.

 

Em dezembro de 2011 a assembléia ordinária da SASEDEP decidiu então pela mudança de nome desta entidade, que passou a chamar-se: Associação Centro Evangélico de Educação, Cultura e Assistencia Social – Ceeduc, sob a mesma razão social e CNPJ.

 

Prosseguindo no projeto de desenvolvimento da Faculdade Refidim, a Associação CEEDUC iniciou seu processo de credenciamento para oferta de educação à distância e autorização do seu primeiro curso: Bacharel em Teologia, nesta modalidade de ensino. A nova entidade será chamada de Refidim Virtual. Com isso, mais uma vez, ela pretende consolidar sua participação no desenvolvimento da educação no país e contribuir para a transformação da realidade sócio-histórica que ela integra como instituição evangélica. Também pretende, com isto, contribuir para a promoção da educação teológica no país.