Tema: As linguagens Plurais da Teologia

PRESENTAÇÃO

A teologia cristã nasceu plural, pois o desafio de levar a mensagem do evangelho para localidades distantes do contexto judaico impôs aos primeiros teólogos do cristianismo a necessidade de contextualização, ou seja, era preciso ampliar as linguagens de comunicação do evangelho. Com isso, pode-se dizer que a história do cristianismo é marcada pela pluralidade de tradições e, consequentemente, pelas múltiplas possibilidades de se “fazer” e “comunicar” a teologia. Desse modo, os “fazeres teológicos” assumem cores confessionais, potencializando os muitos olhares que a teologia oferece. São muitas as possibilidades e contribuições metodológicas no campo da teologia. Sabendo disso, os cursos de teologia do Centro Universitário Católica de Santa Catarina, da Faculdade Luterana de Teologia e da Faculdade Refidim unem-se na promoção do 1º Congresso Interinstitucional de Teologia, com o tema: Linguagens Plurais da Teologia. A ideia é reunir as contribuições teológicas das três principais tradições cristãs da região em que as referidas instituições estão localizadas: Católica, Luterana e Evangélico-pentecostal. Para tanto, o evento contará com palestras de teólogos das três tradições cristãs e abrirá espaço para comunicações de pesquisadores das diversas áreas das ciências humanas que se interessam pela temática do evento.

ORGANIZAÇÃO

Coordenadores

Prof. Dr. Márcio Bolda (Católica de Santa Catarina)
Prof. Dr. Claus Schwambach (Faculdade Luterana de Teologia)
Prof. MSc. Valdinei Ramos Gandra (Faculdade Refidim)
Prof. MSc. Claudir Burmann (Católica de Santa Catarina)

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Márcio Bolda (Católica de Santa Catarina)
Prof. Dr. Roger Marcel Wanke (Faculdade Luterana de Teologia)
Prof. MSc. Valdinei Ramos Gandra (Faculdade Refidim)
Alunos: João Manoel Sperandio e Sergio Ricardo de Siqueira Júnior (Católica de Santa Catarina).
Alunos: Cleber Godinho dos Santos e Anamir Fröhlich Coelho de Sousa (Faculdade Refidim)
Alunos: Ednilson Clemente e Rafael Klabunde (Faculdade Luterana de Teologia)

Comissão Científica

Profª Drª. Geni Maria Hoss (Católica de Santa Catarina)
Prof. MSc. Itamar Luis Gelain (Católica de Santa Catarina)
Prof. MSc. Claiton Ivan Pommerening – (Faculdade Refidim)
Prof. MSc. Fernando Albano (Faculdade Refidim)
Prof. Dr. Roger Marcel Wanke (Faculdade Luterana de Teologia)
Prof. Dr. Vítor Hugo Schell (Faculdade Luterana de Teologia)

Objetivo Geral

• Promover o diálogo acadêmico entre os cursos de teologia da Católica de Santa Catarina, da Faculdade Luterana de Teologia e da Faculdade Refidim, refletindo sobre as contribuições da teologia católica, luterana e evangélico-pentecostal.

Objetivos Específicos

• Estimular o diálogo acadêmico dos docentes e discentes das instituições envolvidas;
  • Possibilitar um espaço para divulgação de pesquisas acadêmicas de docentes e discentes;
  • Compreender e distinguir as singularidades e contribuições teológicas próprias de cada tradição cristã envolvida.

PERÍODO E LOCAL DE REALIZAÇÃO

12 a 14/05/2015 – Plenárias (Auditório da Mitra Diocesana de Joinville)
Rua Jaguaruna, 147 – Centro    Fone: 47 3451-3700 – 3451-3724

13 e 14/05/2015 – Comunicações (Auditório da Faculdade Refidim)
Rua Cerro Azul, 888 – Nova Brasília Fone: 47 3466 0058

21h 30 min

Interação com os participantes

PROPOSTA DE COMUNICAÇÃO

Os interessados em apresentarem Comunicações Orais poderão enviar seus resumos até o dia 20/04/2015 nos e-mails:
marcio.bolda@catolicas.org.br
gandra@ceeduc.edu.br
roger.wanke@flt.edu.br

Características do resumo:

• Título da comunicação;
  • Nome(s) do(s) autor (es), filiação acadêmica e e-mail;
  • O texto deverá conter 400 palavras e 3 a 5 palavras chave;
  • Formato Word for Windows;
  • Letra tipo Arial, tamanho 12 e justificado.

O conteúdo do resumo deverá abordar: breve histórico da proposta; delimitação de objetivos, metodologia, relevância acadêmico-científica-social; resultados finais ou preliminares. Todos os resumos serão analisados pela Comissão Cientifica do evento, a qual somente aceitará os trabalhos que respeitarem as normas, descritas nesta página, e que apresentarem resultados efetivos.
Os resultados da aceitação do resumo do 1º Congresso Interinstitucional de Teologia serão realizados via e-mail até o dia 27/04/2015.
Após a aprovação do resumo, os artigos completos deverão ser encaminhados aos e-mails: marcio.bolda@catolicas.org.br; gandra@ceeduc.edu.br; roger.wanke@flt.com.br; até 08/06/2015. As comunicações selecionadas deverão ser apresentadas no tempo máximo de 20 minutos. Serão disponibilizados, Datashow e computador.
O artigo completo deverá apresentar de 10 a 15 páginas e seguir as normas de publicação da Azusa: Revista de Estudos Pentecostais, disponível no seguinte endereço eletrônico:
Os artigos completos apresentados poderão ser publicados na Revista de Estudos Pentecostais Azusa, impressa e digital, desde que sejam aprovados pela comissão científica da referida revista.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o 1º Congresso Interinstitucional de Teologia – CONIT deverão ser realizadas no site do evento: clique aqui!

PÚBLICO DE INTERESSE

O público alvo do 1º Congresso Interinstitucional de Teologia é das diversas áreas do conhecimento que se interessam pela temática do evento, podendo abranger estudantes, pesquisadores, professores, líderes religiosos, entre outros.

REALIZAÇÃO:

Católica de Santa Catarina